FocoNews - Conectou, virou notícia!

Rio Preto vai adotar o lockdown (fechamento total das atividades não-essenciais) durante três dias da semana: domingo, segunda e terça-feira. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) e teve aval do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

A medida já vale para este final de semana, segundo Edinho, e deve ser posta em prática já a partir de amanhã (27). Em entrevista ao DLNews, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, disse que o lockdown, que fecha tudo no domingo, é muito importante para evitar o crescimento de casos, uma vez que muita gente da região têm frequentados os shoppings de Rio Preto.

Como contrapartida, comércio, serviços e shoppings poderão ampliar seu horário de atendimento na semana, passando das atuais 4 horas diárias para 6 horas diárias. O comércio vai funcionar das 10h às 16h, os shoppings das 13h às 19h e os demais serviços das 9h às 15h (confira abaixo). A Prefeitura havia proposto na semana passada um mini-lockdown entre domingo e segunda, para que o comércio pudesse abrir por 5 horas diárias. O lockdown de três dias com abertura por 6 horas diárias, adotado por Edinho, foi sugestão do próprio governo do Estado.

A ideia contou com aval da Associação Comercial e Empresarial (Acirp), que entende ser menos danoso para o comerciante a abertura de 6 horas diárias, ainda que sejam obrigados a deixar de funcionar de domingo a terça. Antes de anunciar o lockdown, Edinho afirmou que o Interior virou o epicentro da pandemia no Interior e que a região se salvou por muito pouco de regredir para a fase vermelha, que obriga a fechar todos os serviços não-essenciais.

Em tom grave, ele alertou para a população sobre a necessidade de que todos façam a sua parte. Nesta sexta-feira, Rio Preto voltou a bater recorde de infectados, com 227 novos casos positivos de Covid-19, e registrou mais 5 mortes. O número de leitos disponíveis na região é que tem determinante para a cidade não regredir no processo de abertura, apesar de a doença estar em franco avanço.

"Todo cuidado agora é pouco. Cada um
 precisa fazer a sua parte, até que surja uma vacina é preciso respeitar o isolamento social e seguir protocolos como lavar as mãos e usar máscaras", disse o prefeito.

DL News


Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".


Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!