FocoNews - Conectou, virou notícia!

No futebol e nos esportes em geral por vezes o jargão “se o campeonato terminasse hoje, tal equipe seria campeã”. Trazendo a expressão para a atual realidade do coronavírus na Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto, se houvesse hoje a atualização do Plano SP, Fernandópolis e região estariam enquadradas na fase vermelha.

De acordo com os números deste domingo, 26, disponibilizados pelo Governo do Estado, as UTIs para coronavírus da região estão com 80,8% de ocupação.

Mantendo-se o parâmetro acima dos 80% até sexta-feira, 31, quando ocorre nova atualização do Plano SP, a região regredirá, por pelo menos uma semana, para a fase 1, com o fechamento do comércio e shoppings. Nas quatro primeiras atualizações a região esteve sempre próxima aos 40% de taxa de ocupação, depois houve um aumento constante, até que o índice ficasse em 79% na sexta-feira, já deixando a região perto do vermelho.

Na coletiva realizada nesta segunda-feira, 27, o Governo do Estado anunciou algumas mudanças no cálculo do Plano SP.  Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisa estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.

Agora, para uma região avançar da fase amarela à verde, o percentual de ocupação de leitos poderá variar entre 75% e 70%, além de permanecer por 28 dias consecutivos na etapa intermediária. As regras começam a valer a partir da próxima sexta (31). Na coletiva também foi citada uma possibilidade de uma margem de 2,5% para o critério de ocupação de UTIs, que deve ser detalhada na terça-feira, 27.

O Extra

Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".

Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!