FocoNews - Conectou, virou notícia!

A disputa eleitoral em Jales terá a participação de 38 mulheres. Uma delas – a professora Marynilda de Lourdes Cavenaghi Nacca – é candidata a vice-prefeita, na chapa do tucano Luís Henrique dos Santos Moreira.


As demais 37 candidatas femininas irão disputar uma vaga de vereadora na Câmara de Jales. A mais nova delas é essa moça aí do lado, que nasceu em janeiro de 2001 e tem, portanto, 19 anos. Ela se chama Nathalia Farina dos Santos, é solteira, possui o ensino médio completo e trabalha como operadora de telemarketing. Nathalia é candidata pelo partido Republicanos, com o número 10100.

Entre as candidatas mulheres, Pérola Maria Fonseca Cardoso é a mais experiente em eleições. Ela já disputou dois pleitos eleitorais e foi exitosa em ambos, sendo eleita vereadora pelo PT, em 2008 e 2012. Nestas eleições, ela é candidata pelo principal adversário do PT, o PSDB.

Das 37 candidatas ao Legislativo, pelo menos 24 se declararam casadas ao registrar a candidatura. Outras 10 se declararam solteiras, enquanto as 03 restantes são divorciadas. A mais experiente entre elas, do ponto vista da idade, tem pouco mais de 66 anos.


Entre os homens, o mais jovem é o petista Mário Henrique Lopes de Moura, que conta apenas 21 anos. Mário Moura é filho de uma das mais antigas filiadas do PT, a servidora estadual Grace Keller Lopes de Moura. O segundo mais jovem – Rodolfo Ferreira Penteado, 26 anos – também é do PT.

Afora os petistas Mário e Rodolfo, apenas mais um dos 109 candidatos a vereador de Jales – incluindo homens e mulheres – tem menos de 30 anos. Felipe Henrique dos Santos Bernardo, 28 anos, é o nome dele, que é candidato pelo Republicanos.

O candidato mais idoso é o conhecidíssimo João Batista, o “Professor JB” (abaixo), que já chegou aos 74 anos e disputará esta eleição, mais uma vez, pelo MDB. Depois dele, o mais “experiente” é o Benedito de Souza Andrade, conhecido como “Dito Bracinho”, 72 anos, cuja foto estará nas urnas como candidato do DEM.


Por falar em DEM, o partido do prefeito Flá Prandi é o que tem mais candidatos com pouca instrução. Dos 15 candidatos do DEM, pelo menos 08 possuem apenas o ensino fundamental. O MDB é o partido com maior percentual de candidatos instruídos: dos 12 candidatos emedebistas, 08 possuem o ensino superior completo. Dos 109 candidatos, 18 (16,5%) possuem o ensino fundamental, 54 (49,5%) tem o ensino médio e os outros 37 (34%) possuem o ensino superior completo.

Em tempo: Em princípio, Jales teria 110 pessoas disputando uma cadeira de vereador, mas o candidato Paulo Henrique Castanheira, do Republicanos, desistiu da disputa, segundo informações do presidente do partido, Alessandro Pereira. Até onde se sabe, foi a primeira deserção destas eleições, mas não está descartado que tenhamos outras.

Fonte: Blog do Cardosinho

Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".




Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!