FocoNews - Conectou, virou notícia!


O site A Voz das Cidades, abordou nesta semana a triste situação em que se encontra a estrutura utilizada pelo Corpo de Bombeiros de Jales para atender as mais diferentes ocorrências em toda região.

A imagem acima mostra dois caminhões no pátio. O da "frente" que aparece na foto é o mais "novo", que inclusive já apresenta problemas apesar de ainda estar na garantia. Atrás também tem o mais "velho" praticamente sucateado, que está inoperante.

Ao lado dos caminhões usados no combate ao fogo, uma viatura de resgate que aguarda para "descarga"- aposentadoria definitiva. Isso conclui que Jales, ou melhor, o Corpo de Bombeiros, possui uma única viatura de RESGATE para atender a cidade e toda região!

Como se não bastasse, as dificuldades operacionais vão desde a demora em licitação, pagamentos (Prefeitura de Jales), internet extremamente "ruim", até o pagamento de reparos (oficinas) dos veículos utilizados para servir a população, muitas vezes pagos com o dinheiro do "bolso dos militares dos bombeiros".

O FocoNews apurou que a frota muitas vezes fica parada por conta de peças básicas e os profissionais precisam tomar frente para tentar resolver os problemas para que a população não fique sem atendimento.

Em 2019, o vereador Chico do Cartório recebeu informações de que a Prefeitura não estaria repassando as parcelas dos recursos orçamentários municipais referentes ao Fundo. Sem os repasses, os veículos e equipamentos não recebiam manutenção, o que poderia prejudicar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Chico questionou qual foi a quantia repassada ao Febom até o mês de agosto, se havia atrasos nos repasses e se o Febom receberá o total de recursos previstos para 2019.

Em resposta ao requerimento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Fazenda, informou que em 2019, o Febom não está recebendo repasse mensal fixo, porque não há regulamentação legal sobre o valor a ser repassado. Os gastos do órgão são enquadrados no orçamento municipal.

O valor a ser destinado ao Febom pela Prefeitura, em 2019, foi de R$ 300.210,00. Até o mês de agosto, foram repassados R$ 125.389,82 referentes às despesas do órgão. Segundo a Prefeitura, os atrasos são referentes aos pagamentos dos fornecedores, devido à dificuldade financeira. A previsão é de que o seja repassado o valor total previsto dos recursos orçamentários.

Com informações de A Voz das Cidades e Câmara de Jales.

Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".


Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!