FocoNews - Conectou, virou notícia!

O primeiro animal de estimação a testar positivo para o coronavírus no Brasil foi descoberto em Cuiabá, no Mato Grosso. É uma gatinha de poucos meses. Ela não tem sintomas da Covid-19 e contraiu a doença de seus donos este mês.A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo" nesta 2ª feira, 19.

O exame no animal foi feito pela Faculdade de Medicina Veterinaria da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A pesquisadora Valéria Dutra fez o teste PCR no animalzinho e alertou para o risco de as pessoas transmitirem o coronavírus para os animais quando estão com a doença.

Alexander Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR (Universidade Federal do Paraná), é um dos poucos cientistas brasileiros a investigar a covid-19 em animais domésticos. Segundo ele, pelo que se viu até agora, os gatos são mais suscetíveis à covid-19 do que os cães.

A amostra colhida na gata de Cuiabá foi enviada para análise diagnóstica pelo laboratório coordenado por Biondo. Também serão realizados exames com anticorpos.

Biondo é coordenador do maior estudo sobre coronavírus em cães e gatos no Brasil e um dos autores principais da mais completa revisão internacional sobre o Sars-CoV-2 em animais, aceita para publicação pela "Frontiers in Veterinary Science".

No mundo, há menos de 20 cães e gatos comprovadamente infectados e relatados em literatura científica.

Fonte:sbtinterior.com


Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".




Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!