FocoNews - Conectou, virou notícia!

A Associação Comercial e Industrial de Jales e o Fórum da Cidadania da cidade vão realizar na próxima quinta-feira, 29 de outubro, o primeiro debate com os candidatos que estão disputando o cargo de prefeito nas eleições de 2020. Concorrem à eleição para o Poder Executivo Ailton Santana (PV), Luis Especiato (PT), e Luis Henrique Moreira (PSDB).

Esse é o quinto ano em que as eleições municipais terão um debate promovido pelas instituições integrantes do Fórum da Cidadania, e, como nas outras vezes, a ACIJ será a sede do evento que é um símbolo da democracia no município.

Com uma estrutura de ponta sendo montada, a intenção é de que todos os jalesenses tenham a chance de acompanhar o debate e saber um pouco mais das propostas dos candidatos. “Organizar debates tem sido nosso compromisso desde o ano 2.000, quando ajudamos a realizar pela primeira vez, e deste então, apenas em 2.016 não realizamos por ter sido uma eleição com candidato único. Esse é o momento de todos analisarem as ideias e projetos para que no dia 15 de novembro exerçam a cidadania com consciência e seriedade. Entendemos que é uma forma de facilitar o acesso às propostas e também garantir argumentos para que o cidadão possa cobrar de quem for eleito”, explicou o coordenador do Fórum da Cidadania de Jales, Dr. Carlos Alberto Expedito de Brito Neto.

As perguntas estão sendo elaboradas pelas instituições integrantes do Fórum da Cidadania e serão sorteadas ao vivo pelo mediador que também vai cuidar para que os candidatos respeitem o tempo de cada resposta. Em caso de questionamentos por alguma coligação ou pedidos de respostas, a comissão jurídica do debate vai analisar e dar um parecer.


Por causa da pandemia, várias regras estão sendo seguidas pela comissão organizadora. Foi limitada a participação de assessores e convidados dos candidatos. Apenas cinco pessoas por chapa poderão acompanhar, sendo o candidato, o vice e outras três, entre convidados e assessores. Também foi limitado para um o número de representantes de cada instituição que compõem o Fórum da Cidadania. O salão de eventos da Associação, por ser o espaço mais amplo, será o local do evento, e não mais o anfiteatro, como aconteceu nas eleições anteriores. Todas as cadeiras ficarão com uma distância segura umas das outras e recipientes com álcool em gel serão disponibilizados em vários pontos do prédio. No palco, os púlpitos onde o mediador e os candidatos ficarão também estarão distantes. A entrada sem máscara será proibida e do lado de fora, seguranças e a policiais militares deverão garantir a tranquilidade do evento.

Outra novidade é na transmissão. “Para que todos os eleitores acompanhem, além de convidar as emissoras de rádio da cidade para transmitirem o debate ao vivo, como em todos os anos, quem estiver em casa também poderá assistir pelo YouTube e no Facebook da ACIJ, e nas páginas de todos os veículos de comunicação que solicitarem com até dois dias de antecedência”, destacou o presidente da ACIJ, Leandro Rocca.

Já confirmaram a transmissão as emissoras de rádio Antena 102 FM (102,3), Assunção FM (89,3), Moriah FM (105,9) e Regional FM (103,5). O debate está marcado para às 20h e tem previsão de duas horas de duração.

Eduardo Monteiro - Assessoria de Comunicação da ACIJ

Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".



Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!