FocoNews - Conectou, virou notícia!

O ‘arco-íris’ circular é gerado a partir do reflexo da luz do sol em cristais de gelo. Este fenômeno raro é chamado de halo solar. De acordo com o site Brasil Escola, o halo solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol.

Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro.

Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

Fonte: IlhaSolteira News - Foto: Rodrigo Mariano


Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".

Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!