FocoNews - Conectou, virou notícia!

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgou nesta semana que Jales ficou em 15º lugar na segunda edição do Prêmio Cidadania no Campo, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas.

No total, 400 municípios credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento foram avaliados. Jales foi classificada com total de 60,50 pontos. O primeiro lugar foi para Sud Menucci que obteve 91 pontos.

Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.

O prêmio se baseia em 10 critérios técnicos: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.

Para realizar as análises foram consideradas a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independente do tamanho dos municípios em termos de habitantes ou orçamento. “Entendemos que premiar os municípios mais envolvidos na promoção do desenvolvimento rural sustentável, estimula os demais a replicar as boas práticas em favor do cidadão do campo, o que impacta diretamente na produção”, ressalta o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, “Jales sempre foi um município reconhecidamente agrícola no Estado de São Paulo. Atribuímos todo esse reconhecimento às instituições aqui presentes, como a antiga CATI, hoje CDRS, EMBRAPA, FATEC, ETEC, sindicatos rurais, às parcerias com os produtores rurais, mas, principalmente, ao apoio incondicional da Prefeitura de Jales e ao trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente”.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, fez questão de visitar a Secretaria Municipal de Agricultura na tarde dessa quarta-feira, dia 02 de dezembro, e parabenizar os servidores da pasta. Flá ressaltou que “o agro tem importância fundamental na geração de empregos, de oportunidades e de divisas em nosso país. Ele representa 20% da economia do nosso estado. Este reconhecimento é importante e serve de incentivo para nossos produtores rurais e também para que as prefeituras fortaleçam a gestão rural. Parabenizo a nossa secretária de Agricultura, Silvia Avelhaneda e a todos os servidores da secretaria que são os grandes responsáveis por esse reconhecimento obtido através do Prêmio Cidadania no Campo – Município Agro. Foram vocês que vestiram a camisa, trabalharam com comprometimento e dedicação em prol desse setor que movimenta a economia de nossa cidade”.

As quinze primeiras colocadas foram as cidades Sud Menucci, Alvinlândia, São Bento do Sapucaí, São Francisco, Capão Bonito, Jundiaí, Itapetininga, Guararema, Piedade e Atibaia, Santa Rosa do Viterbo, Dois Córregos, Itatiba, Araçatuba e Jales.

Secretaria de Comunicação

Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".

Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!