FocoNews - Conectou, virou notícia!

BANNER MASTER INTERNO



Durante um curto trajeto no centro da cidade de Jales, motoristas e pedestres percebem facilmente o mal funcionamento dos semáforos, item essencial na organização do trânsito. Em diversos pontos os equipamentos apresentam falhas e os condutores precisam redobrar a atenção.

Pessoas de outras cidades, que por lógica nem sempre fazem o mesmo caminho todos os dias, por exemplo, ficam perdidas por não conhecerem as preferenciais e muitas vezes não terem o conhecimento dos problemas nos equipamentos.

Os sinalizadores do cruzamento das ruas 10 com a 9 estão desativados há alguns meses. As luzes dos semáforos da Av. João Amadeu com a rua 11 (nos dois sentidos da avenida) e no cruzamento da Av. João Amadeu com Av. Alfonso Rossafa Molina também apresentam problemas, como mostra a imagem abaixo.

Semáforos com luzes apagadas da Av. João Amadeu com a Rua 11, no Centro de Jales

O FocoNews recebeu nas últimas semanas vários questionamentos de motoristas e pedestres referente aos semáforos. Em uma reclamação, a moradora do Jardim América, Simone Marques, relatou presenciar diversas imprudências, principalmente nos horários de pico.

A reportagem questionou a Prefeitura de Jales referente a estes problemas. Prontamente, o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, Nilton Suetugo nos respondeu e assumiu que existe um problema grave. 

Segundo Niltinho, os semáforos antigos e os componentes eletrônicos desses equipamentos já não existem no mercado. Eles foram instalados por empresas há muito tempo atrás e estas empresas também já não existem mais. Os componentes também não são mais fabricados por outras empresas. Há a necessidade de se fazer um novo processo de licitação para adquirir os equipamentos necessários que fazem o controle semafórico. Também haverá a necessidade da contratação de uma empresa habilitada para fazer a substituição das peças.

A prefeitura já iniciou este processo, porém sabe que é demorado. "Felizmente não há registro de acidentes nestes locais. Os maiores casos registrados em Jales são acidentes de moto, onde o grande percentual é o excesso de velocidade!", completou.

Semáforo na Av. João Amadeu deve ser ativado ainda em 2020

Referente ao semáforo novo, que já está instalado na Av. João Amadeu com a rua 15, o secretário explicou a demora para ativação do equipamento: "A empresa vencedora do processo licitatório solicitou um prazo de prorrogação do contrato em função da dificuldade em fazer a aquisição de aço, material importado da China. Ela necessita receber esse material para produzir os totens onde são instalados os semáforos. Os componentes eletrônicos que incluem as luzes de LED que compõem os semáforos já estão em posse da empresa, assim como os contadores, por exemplo. A previsão é de que aconteça ainda no mês de dezembro!", disse.

Nós também questionamos referente a instalação de novos semáforos em outros pontos da cidade. Segundo o secretário, existe um planejamento para a instalação de novos equipamentos na Avenida Maria Jalles com a Rua das Palmeiras e outro na Rua 03 com a Av. João Amadeu.

Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp

Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".




Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!