FocoNews - Conectou, virou notícia!

BANNER MASTER INTERNO


O prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, se reuniu na tarde dessa quinta-feira, dia 03 de dezembro, no Plenário da Câmara Municipal de Jales, com artistas e representantes de espaços culturais da cidade que foram contemplados com o auxílio emergencial viabilizado pela Lei Aldir Blanc. Em 20 de julho teve início o cadastro de mapeamento dos interessados com o objetivo de agilizar o repasse de recursos de emergência cultural aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República. O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Renato Bigotto, envolvido no projeto, também participou do evento.

A iniciativa tem o objetivo de ajudar profissionais e organizações culturais que perderam renda em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. A Lei prevê repasse a estados e municípios que irão aplicá-lo em renda emergencial para profissionais de arte e cultura e também para gestão de espaços culturais.

O nome da lei foi dado em homenagem ao compositor Aldir Blanc, vítima da Covid-19. Ele faleceu no Rio de Janeiro, em maio, aos 73 anos. Referência na Música Popular Brasileira, Blanc teve algumas de suas composições imortalizadas na voz de Elis Regina como “O Bêbado e a Equilibrista”.

Sete espaços culturais e 17 artistas de Jales foram contemplados com os recursos. A renda já foi disponibilizada para os contemplados.

O prefeito Flá disse ficou feliz com a notícia do repasse aos trabalhadores envolvidos com arte e cultura na cidade. “Temos artistas altamente capacitados que merecem total apoio, incentivo e reconhecimento. Durante a pandemia, o setor de eventos foi e ainda está sendo um dos mais prejudicados. Não podemos ter aglomerações e as apresentações e shows foram suspensos, prejudicando diretamente na renda de tantas pessoas e famílias. A Lei Aldir Blanc é uma medida que vai auxiliar nossos artistas e espaços culturais durante esse período que precisamos combater a Covid-19. Estou orgulhoso pelo fato de nossa cidade ter sido uma das primeiras da região a beneficiar os contemplados”.

Ricardo Signorelli, do grupo Arte Samba, um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc, ressaltou a importância do auxílio. “Quero agradecer a todos os envolvidos que tornaram possível sermos beneficiados com esse auxílio que chega em boa hora. Na pandemia o setor de eventos está sendo muito prejudicado, e nós, artistas, ficamos gratos que a Lei Aldir Blanc possa nos ajudar nesse momento crítico”.

O artista Rafael Miguel da Turma do Avesso também falou sobre o benefício da lei: “É muito importante ressaltar o trabalho realizado pelo prefeito Flá e pela Secretaria de Cultura e de todos os envolvidos. Isso fez com que nós, os artistas de Jales, fossemos os primeiros da região a sermos contemplados”.

Maria Stela Guimarães e José Ricardo Rodrigues Silva, proprietários da Edem Musical, escola contemplada na categoria Espaço Cultural, também abordaram o assunto. “Queremos agradecer ao prefeito Flá e a essa lei que veio para contribuir com a cultura no Brasil e em nosso município. Nossa escola, que em 2020 completa 45 anos, já passou por muitas dificuldades, como a mudança das moedas, concorrência e surgimento com outros tipos de escolas, mas a arte e a música nos traz tantos benefícios que até hoje sobrevive. Portanto, nesse momento difícil de pandemia, gostaríamos de agradecer por esse benefício que estamos recebendo”.

Entre os dias 14 e 18 de dezembro, a população de Jales e região poderá conferir no Facebook da Secretaria de Cultura de Jales (facebook.com/secretariadecultura-jales) as apresentações dos artistas contemplados. Em breve a Secretaria de Comunicação irá divulgar nas páginas oficiais da Prefeitura de Jales (Facebook, Instagram e website) o calendário com datas e horários de cada apresentação online.

Secretaria de Comunicação

Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".

Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!