FocoNews - Conectou, virou notícia!

Na nossa coluna de hoje vamos falar sobre a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI, que é um formato empresarial de apenas um sócio, onde o titular possui responsabilidade limitada segundo as obrigações da empresa, ou seja, ele não vai ter o patrimônio pessoal afetado pelas dívidas da empresa. Isso torna a empresa a única responsável pelo comprimento de seus deveres.

O formato EIRELI é regulamentado de acordo com a Lei n° 12.441, de 11 de Julho de 2011.

Por ser um formato simplificado de negócio, ele atrai o interesse de micro e pequenas empresas, já que não é necessário um sócio, diferente do formato empresarial de sociedade limitada (LTDA) no qual são necessárias, pelo menos, duas pessoas.

Para se enquadrar como EIRELI é necessário declaração de capital social de no mínimo 100 salários mínimos. Isso é feito com o objetivo de garantia, para que, em caso de falência, os credores possam contar com o valor para quitação das dividas.

Vantagens

- Separa os bens do titular dos bens da empresa;
- Não possui nenhum tipo de limite de faturamento;
- Vários incentivos e subsídios governamentais, como PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador);
- O titular pode trabalhar individualmente, sem a necessidade de um ou mais sócios
- Pode optar pelo Simples Nacional;
- Uma EIRELI pode atuar em diversos campos como, atividade rural, industrial, comercial e de prestação de serviços.

Como abrir uma EIRELI?

Como os outros formatos empresariais, para abertura de uma empresa em formato EIRELI é necessário a elaboração do contrato social, chamado de documento de constituição encaminhado para a junta comercial do estado ou no cartório da comarca da cidade onde a empresa residirá

É necessário também:

- cadastro do CNPJ, IE (inscrição estadual) e IM (inscrição municipal);
- Emissão do Certificado Digital;
- Alvará de localização e funcionamento.

Vale ressaltar que ninguém pode ter duas empresas no formato EIRELI, ou seja, caso o titular queira abrir uma segunda empresa, ela não pode ser no formato EIRELI, tendo que optar por outros formatos, como Sociedade Limitada (LTDA) ou Sociedade Anônima (S/A).

 #ContabilidadeEmFoco • Luiz Silva e Lucilene Lungatto encabeçam o escritório contábil Lungatto Silva, responsável pela contabilidade consultiva de empresas de diversos segmentos em Jales e região. Ambos são graduados em Ciências Contábeis com MBA em Finanças, Auditoria, Controladoria e Planejamento Tributário. 



Serviço • O escritório Lungatto Silva pode te ajudar!
Converse com os Contadores Consultores responsáveis pelo escritório:

Telefone / Whatsapp: (17) 3621-8100 e (17) 99707 4081

E-mail: contato@lungattosilva.com.br
Site: https://www.lungattosilva.com.br/
Endereço: Rua Cinco, nº 2447, Sala 2 - Centro, Jales/SP


Receba diariamente o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".



Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!