BANNER MASTER INTERNO

FocoNews - Conectou, virou notícia!

Depois da tendência de queda ser confirmada pelos números e da contaminação apresentar indícios de que seguiria sendo reduzida, Jales viu a situação fugir de controle novamente a partir das notificações que envolvem a Covid-19 dispararem nos últimos 14 dias.

Enquanto as informações sobre o total de pessoas vacinadas seguem escondidas aos olhos da população em geral, o boletim com os dados epidemiológicos confeccionado de segunda à sexta-feira pela prefeitura de Jales é referência na região, indicando inclusive pacientes internados e em tratamento.

Foi com esses dados que o FocoNews confeccionou o gráfico disponível logo abaixo, que mostra o total de casos registrados semana a semana desde o dia 1º de março, até esta sexta-feira, 21 de maio. 

A semana que antecedeu o lockdown em Jales (22/03 a 26/03), foi a que registrou mais casos positivos: 248, com 14 mortes. Na semana seguinte (29/03 a 02/04), com o início das medidas restritivas, foram positivadas mais 186 pessoas, com 16 óbitos. Já nesta semana (17/05 a 21/05), 197 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus e mais 11 faleceram.

Observamos também que os resultados do 'lockdown', mesmo com poucos dias de vigência, foram notórios a partir da segunda semana do mês de abril, quando os casos apresentaram a leve queda citada no início desta matéria. 

Foi também em abril, logo nos primeiros dias, que começaram a surgir os acordos para que diversos setores pudessem abrir as suas portas mesmo não estando permitidos pelo Plano SP naquela época. Para a imprensa, a divulgação era de que Jales estava seguindo as regras estaduais. Você pode relembrar algumas destas informações nas matérias publicadas pelo FocoNews nos dias 6 e 24 de abril, respectivamente.

Leia +: Após reunião, Luis Henrique diz que estuda reabertura de academias em Jales

Leia +: Moradores de Jales registram bares lotados após 'acordo' para abertura além do que permite o Plano SP

Sem fiscalização e com a equipe da Vigilância Sanitária reduzida desde sempre, diversas cenas de aglomerações foram registradas, principalmente de pessoas sem máscaras e que abusaram da sensação de liberdade.

Vale lembrar que desde 5 de março a Santa Casa de Jales apresenta ocupação máxima, tendo apenas em alguns dias um ou outro leito disponível e que são rapidamente ocupados. O aumento no número de leitos da unidade não aconteceu de maneira prática, mesmo com campanhas de arrecadação e possíveis apoios das prefeituras da região.

CENAS SE REPETEM NA UPA

Se precisamos de mais algum fator para entendermos a gravidade do momento, este aqui deixa evidente. Jales voltou a registrar mortes por complicações da Covid-19 de pacientes que estavam internados na UPA 24h - Unidade de Pronto Atendimento.

Foram pacientes que aguardavam por transferências, mas não conseguiram a tempo devido a lotação dos hospitais.



Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".

Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!