BANNER MASTER INTERNO

FocoNews - Conectou, virou notícia!


A Santa Casa de Votuporanga fez história na sexta-feira (7/5) com um procedimento inédito. Uma equipe de profissionais, que foram residentes da primeira turma da área de Cirurgia Geral da Santa Casa de Votuporanga de 2010, retornaram ao Hospital como especialistas da área de Oncologia e Cirurgia Geral e realizaram uma esofagectomia por vídeo-torascoscopia, liderada pelo médico cirurgião geral Dr. João Victor Marangoni.

Participaram da intervenção ainda o também os cirurgiões gerais Dr. Edson Rapozero Junior e Dr. Renato Leão de Oliveira, além da residente Dra. Sarah Nadim Dilazari, enfermeiros e a anestesista Dra. Ludmila Gomes Maia Santis. Foram aproximadamente cinco horas de duração.

Dr. João Victor deu detalhes do procedimento. “Consiste em retirar o esôfago e reconstruir com o estômago ou cólon. É uma cirurgia que envolve três sítios: abdômen, tórax e pescoço e, pela primeira vez, foi realizada por vídeo na Santa Casa”, contou.

O médico explicou quando a cirurgia é indicada. “Ela é recomendada para casos de câncer principalmente, mas também para estenose de esôfago (estreitamento do órgão provocado por refluxo ou alguma substância ingerida) ou megaesôfago chagásico (dilatação do mesmo)”, afirmou.

Ele ressaltou os benefícios. “Com essa técnica, diminui o sangramento e o trauma cirúrgico, auxiliando na recuperação do paciente. Além disso, em casos de câncer, a linfadenectomia - procedimento que consiste na retirada dos gânglios/linfonodos de drenagem do tumor - fica mais evidente com o método”, complementou.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, comemorou o procedimento. “A Instituição busca incessantemente novos procedimentos, visando sempre a melhor recuperação de nossos assistidos e técnicas mais inovadoras. Parabenizo a todos os profissionais envolvidos, desejando uma excelente recuperação para o paciente”, finalizou.

Por: Santa Casa de Votuporanga

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".






Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!