BANNER MASTER INTERNO

FocoNews - Conectou, virou notícia!

Jales passará a contar com mais três unidades de saúde exclusivas para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com a covid-19, a partir do dia 1º julho. A cidade agora terá quatro unidades específicas para o atendimento de síndromes gripais, com farmácias, que atenderão as prescrições específicas destas unidades.

A reorganização do atendimento na rede de atenção básica das unidades de saúde, feita pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visa descentralizar os atendimentos, dar mais agilidade aos trabalhos e garantir mais segurança à população e às equipes de saúde, considerando o aumento da demanda dos casos no município, explicou a secretária da pasta, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, aos profissionais da imprensa, em reunião organizada no Paço Municipal, na tarde da quinta-feira, dia 24. Também participaram da coletiva de imprensa as enfermeiras Leidepaula Belon, Ana Paula Brito da Silva Rotune e Renata Rachieli (responsável pelo setor de imunização) e o médico infectologista da rede municipal de saúde, Dr. Maurício Kenzo que também reforçou, em entrevista à imprensa, a importância desta reestruturação neste momento em que o número de casos tem aumentado expressivamente.

Além da ESF Honório Amadeu, conhecida como Uniamérica, na Avenida da Integração, onde já funcionou o antigo Pronto Socorro, a Secretaria de Saúde reorganizou mais três unidades de saúde, a ESF Ozil Joaquim Rezende (Jardim Municipal); a ESF Dr. Francisco Xavier Rego (Jardim Paraíso) e a ESF Luis Ernesto Sandi Mori (JACB), que farão o atendimento de toda a demanda de casos suspeitos e/ou confirmados para a covid-19, compreendendo desde o acolhimento até a coleta do material para o diagnóstico. Nestas unidades, o paciente que passar por consulta já pode se dirigir ao espaço e retirar o medicamento que foi receitado pelo médico.

As demais unidades, a ESF Leonísio Gambero (Oiti), ESF Shigueru Kitayama (Roque Viola), ESF Setuo Suetugo (São Jorge), ESF Dra. Zilda Arns Neumann (Novo Mundo), ESF Dr. José Cícero Fontes Xavier (Rural), ESF Dr. Getúlio de Carvalho (Arapuã) e Núcleo Central de Saúde (Monterey) atenderão a demanda de rotina da sua área de abrangência e das áreas das unidades vizinhas. As farmácias do Núcleo Central de Saúde, ESF Setuo Suetugo e ESF Dra. Zilda Arns Neumann ficarão responsáveis pelos atendimentos de toda a demanda de prescrições, exceto àquelas oriundas das unidades de síndrome gripal.

Segundo a secretária Nilva, os atendimentos de pediatria e ginecologia foram garantidos nas unidades de síndromes gripais e nos postos de atendimento de rotina. “Pedimos aos munícipes que, se possível, agendem as consultas e que procurem as unidades de atendimentos de rotina somente em caso de extrema necessidade para evitar aglomerações neste momento crítico da pandemia”, alertou.

Conforme explicou a enfermeira Leidepaula Belon, os agendamentos para os atendimentos clínicos de rotina poderão ser feitos por telefone ou presencialmente nas unidades.

A primeira reestruturação aconteceu no mês de março, quando o prefeito Luis Henrique Moreira e a vice Marynilda Cavenaghi implantaram uma unidade exclusiva de atendimento de covid-19 na ESF Honório Amadeu, na Avenida da Integração, no Jardim Trianon. Desde então, pacientes com suspeitas da doença passaram a ser atendidos e monitorados pela equipe de profissionais da unidade e os casos mais graves encaminhados à UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Jales.

“Com essa unidade exclusiva, conseguimos desafogar a UPA que atende além de Jales, outros 15 municípios e agora, com mais unidades de saúde voltados para este tipo de atendimento, os moradores poderão ser consultados em locais exclusivos mais próximos de suas residências. Com isso vamos diminuir o contágio, até porque nesses locais estavam sendo realizados atendimentos de covid-19 e de rotina. Separando essa população, vamos conseguir diminuir o risco de contágio e ofertar melhor assistência aos pacientes. Os casos mais graves continuarão sendo encaminhados pelas unidades de saúde para a UPA que dará o suporte necessário”, explicou a secretária de saúde.

De acordo com o prefeito Luis Henrique, a administração municipal tem feito de tudo para garantir aos munícipes o melhor atendimento, de forma eficaz e segura. Prova disso é a reorganização das unidades de saúde para o atendimento de covid-19, a contratação emergencial de profissionais de saúde que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia e a antecipação da campanha de vacinação no município.

“Isto tudo faz parte de uma série de providências que o governo municipal tem tomado e ainda está adotando para enfrentar essa fase crítica da pandemia. Precisamos vencer essa luta, por isso essas e outras medidas são necessárias. Peço para que todos tenham consciência da gravidade desta doença e façam a sua parte evitando aglomerações, usando máscara e se imunizando contra a covid-19. Só assim venceremos esta batalha, destacou o chefe do executivo”.

Por: Secretaria de Comunicação











Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".

Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!