BANNER MASTER INTERNO

FocoNews - Conectou, virou notícia!


A coluna Contabilidade em Foco desta semana apresenta importantes pontos na hora de precificar produtos ou serviços na sua empresa. São fatores importantes e que precisam ser analisados. Dividimos as precificações da seguinte maneira:

Precificação Linha Verde

São aqueles produtos/serviços que, com o preço dele, você cobre todos os seus depósitos, comissões, custos variáveis, despesas fixas e ainda gera o lucro que você deseja.

Sabe quando você, empreendedor, diz: “ah, eu quero ter um lucro de 20%?” Então, é com esses tipos de produtos/serviços que você vai conseguir ter isso. Mas, UM ALERTA: essa ideia não é tão simples quanto parece. Nesse preço precisa estar embutido todos os custos proporcionais pro seu negócio e mais os X% de lucro.

Mas resumidamente, na Linha Verde estão os produtos ideais para você ter essa margem. (Quem dera todos os nossos produtos fossem linha verde!)

Precificação Linha Amarela

São aqueles produtos/serviços que pagam todos os seus custos (da produção, da venda, as despesas fixas proporcionais etc.), mas a lucratividade fica ABAIXO do que você determinou. (Em uma meta de 20% de lucratividade, esses produtos dariam uma margem de 15, 10%)

Precificação Linha Laranja

São aqueles produtos/serviços que te ajudam a pagar os custos da empresa, mas ele não gera lucro. (Aqui seu alerta já tem que estar ligado).

Significa que eles cobrem impostos proporcionais, os custos proporcionais, os gastos fixos proporcionais dessa venda, mas, no final das contas, é como se esse produto desse prejuízo.

Em outras palavras, se você só vendesse produtos linha laranja, e vendesse MUITO, ainda assim, você teria prejuízo no final do mês. São produtos “ruins” por terem margens baixas, então, ou ele deve ser um produto de venda estratégica (que “puxa” a venda de produtos de linha verde) ou ele precisa ter seu preço reajustado.

Precificação Linha Vermelha

São aqueles produtos/serviços que geram uma margem de contribuição negativa.

São aqueles que geram um lucro bruto negativo: se eu vendo por R$ 10,00, quando eu tiro os impostos, comissão do Vendedor, a taxa do cartão, fornecedores, matéria-prima, terceirizados, etc… no fim, fico no negativo. É aquele que, literalmente, te dá prejuízo.

Você ganha mais dinheiro sentado assistindo TV.

Produtos de Linha vermelha PRECISAM SER ELIMINADOS do seu escopo ou ter seu preço reajustado urgentemente.

Resumindo: porque é importante ter clareza sobre sua precificação?

Quando você faz os cálculos claros do seus preços, você consegue entender quais são os produtos /serviços excelentes de serem vendidos (LINHA VERDE), quais precisam sofrer um pequeno reajuste de preço (LINHA AMARELA), quais precisam de ainda mais ajuste ou se, estrategicamente falando, eles são aqueles que puxam vendas maiores (LINHA LARANJA) e quais precisam ser eliminados ou reajustados com urgência (LINHA VERMELHA).

#ContabilidadeEmFoco Luiz Silva e Lucilene Lungatto encabeçam o escritório contábil Lungatto Silva, responsável pela contabilidade consultiva de empresas de diversos segmentos em Jales e região. Ambos são graduados em Ciências Contábeis com MBA em Finanças, Auditoria, Controladoria e Planejamento Tributário.



Serviço • O escritório Lungatto Silva pode te ajudar!
Converse com os Contadores Consultores responsáveis pelo escritório:

Telefone / Whatsapp: (17) 3621-8100
Participe do grupo do Lungatto Silva no Telegram e receba conteúdos exclusivos. Clique aqui para acessar.

E-mail: contato@lungattosilva.com.br
Site: https://www.lungattosilva.com.br/
Endereço: Rua Cinco, nº 2447, Sala 2 - Centro, Jales/SP

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".

Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!