BANNER MASTER INTERNO

FocoNews - Conectou, virou notícia!

Para celebrar o Dia Nacional (27 de setembro) e o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu na manhã da sexta-feira, dia 1º, uma carreata que percorreu as ruas e avenidas do centro da cidade.

Participaram da ação a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Pérola Maria Fonseca Cardoso, o secretário de Comunicação, Douglas Zílio, o secretário municipal de Administração e Governo, Reginaldo Viota, a secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marisley Bercely, membros do Conselho, representantes e moradores do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula, Pastoral da Pessoa Idosa, APAE, unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

A carreata partiu por volta das 8h30, das proximidades da Fepasa, e percorreu parte da Avenida Jânio Quadros, Rua 8, Rua 9, Rua 14, Avenida Francisco Jalles e Rua 4, encerrando o percurso na Praça João Mariano de Freitas, próximo ao Fórum de Jales.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado em 1° de outubro e serve como um alerta para a sociedade civil sobre a necessidade de proteção e de cuidados com os idosos. A data foi instituída em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.


Já o dia 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso, foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.

“A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Precisamos voltar nossos olhares, atenção e cuidados para essas pessoas que tanto contribuíram para a construção do nosso presente, do que vivemos hoje. Eles merecem o respeito de todos”, disse a secretária Pérola.

A vice-prefeita Marynilda, que representou o prefeito Luis Henrique Moreira, que estava em São Paulo tratando de compromissos de interesse do município, ressaltou que “devemos fazer valer o direito do idoso. Este é um momento de luta e principalmente de conscientização. Os idosos precisam ter uma vida de qualidade e isso depende, muitas vezes, de nós. A sociedade precisa estar mobilizada, não podemos deixar passar despercebido esse momento”.

Após a carreata foram realizados dois pontos de “pedágio” educativo/social onde foram entregues panfletos de orientação e conscientização em relação ao Estatuto do Idoso e sacolas ecológicas.

Por: Secretaria de Comunicação

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".


Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem