FocoNews - Conectou, virou notícia!
Foto: Reprodução/Jornal Nacional

Localizada no interior de São Paulo, a cidade de Pereira Barreto abriga o maior complexo solar do estado e quinto maior do Brasil. Em uma área equivalente a 421 campos de futebol, o complexo conta com quase 600 mil placas solares e tem capacidade para abastecer um município com 751.970 habitantes.

Pereira Barreto foi escolhida para abrigar o complexo porque os dias são ensolarados praticamente em todo o ano. Porém, esse não é o único ponto. A energia produzida pelas placas solares vai direto para as linhas de transmissão da Hidrelétrica de Três Irmãos. Em seguida, abastece o sistema interligado que vai para o país todo.

Apesar de ser 10 vezes mais barata que a gerada pelas usinas térmicas, a energia solar representa pouco mais de 2% da matriz energética do país.

"O investimento em energia solar é um investimento que traz desenvolvimento sustentável à região e ao planeta", diz o diretor de engenharia e construção, Alexandre Coelho Ferraz.

Para diminuir os gastos com a produção de hortaliças, o agricultor Osmair Ferazin decidiu montar um sistema de irrigação movido a energia elétrica.

"A gente estava gastando muito. Aí apareceu a energia solar. A gente resolveu montar essa usina de energia solar para economia. A gente consumia R$ 7 mil de energia por mês, agora estamos pagando R$ 700”, afirma o agricultor Osmair Ferazin.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esse tipo de instalação no campo quase que dobrou em apenas um ano. Atualmente, 480 mil casas têm placas solares em todo país. A do comerciante Gerson Nogueirol Barros Júnior é uma delas.

"Tomei a iniciativa de fazer a mesma instalação no meu comércio, que é um posto de gasolina. Hoje ele é tocado quase que inteiramente com as placas solares”, afirma.

Fonte: G1

Receba o FocoNews em seu WhatsApp

Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".




Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!