FocoNews - Conectou, virou notícia!

Na próxima terça-feira, 2 de novembro, será celebrado o Dia de Finados e a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Governo e Administração, preparou os dois cemitérios da cidade para receber familiares e amigos de entes queridos sepultados no Cemitério Municipal da Consolação e no Cemitério Nossa Senhora da Paz.

Para receber bem as pessoas que visitam os locais para prestar homenagens e também limpar e enfeitar os túmulos, as equipes da Prefeitura executaram a limpeza dos canteiros, capinagem, varrição das ruas, pintura das guias e o recolhimento de lixo acumulado nas proximidades dos jazidos. A poda de árvores e a manutenção de jardins também foram executados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Já no Cemitério Municipal da Consolação, mais conhecido como “Cemitério Velho”, foram construídos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, dois novos banheiros, anexo à entrada principal, onde também foi criado um espaço social que ganhou o plantio de mudas de flores. Foi instalado ainda um corrimão em um dos portões de acesso.

De acordo com o secretário de Governo e Administração, Reginaldo Viota, os dois cemitérios estão recebendo atenção especial não somente nos dias que antecedem o Dia de Finados, mas durante todo o ano. “As ações são intensificadas devido o fluxo de pessoas ser maior neste período, mas ao longo do ano temos dado atenção aos nossos dois cemitérios. No primeiro semestre o Cemitério Nossa Senhora da Paz ganhou um bonito espaço verde, com pergolados de madeira, plantio de árvores e plantas e melhorias em prol da população que visita o local”.

O prefeito Luis Henrique Moreira e a vice Marynilda Cavenaghi comentaram sobre as melhorias. “No primeiro semestre desse ano o ‘Cemitério Novo’ foi pintado, recebeu paisagismo, plantio de Ipês Brancos para homenagear as vítimas da covid-19 em nossa cidade, ganhou um belo espaço com pergolados onde as famílias podem fazer suas orações em um ambiente de paz e agora, o ‘Cemitério Velho’ recebe novos banheiros, modernos e que vão oferecer dignidade e conforto para quem visita seus entes queridos. Os antigos banheiros estavam localizados em lugar inadequado, sem acessibilidade, com louças, vidros e portas quebradas, deteriorados e sem condições de uso. Optamos por construir os novos banheiros próximos à entrada principal, com adaptações para portadores de deficiência para garantir bem-estar a quem os utilizar”, disseram.

Prevenção à Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito.

A recomendação é que, ao comparecer aos cemitérios, as pessoas redobrem a atenção com os objetos que possam acumular água da chuva. “Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito e trazer sérios problemas à vizinhança. Neste período do ano, em que se alternam dias de chuva e de calor, o cuidado tem que ser permanente, ainda mais pelo fato de o cemitério ser um ambiente favorável à reprodução e sobrevivência de larvas”, alertou a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

Vanessa pede para que a população evite flores artificiais, leve vasos furados para que não acumulem água, não utilize pratinhos, retire embalagens e celofanes das flores e que preencha os vasos até a borda.

“Serão colocados tambores com areia nos portões do cemitério para as pessoas colocarem areia nos vasos antes de levá-los aos túmulos. A ação ainda contará com a remoção de objetos passíveis de se tornarem criadouros do mosquito da dengue após a data de finados”.

O Cemitério Municipal da Consolação fica aberto todos os dias das 7h30 às 17h30 e o Cemitério Nossa Senhora da Paz, das 7h30 às 17h. Na semana que antecede o Dia de Finados, o horário de funcionamento é especial. No dia 01/11, funcionarão das 7h às 18h e no dia 02/11, das 6h às 18h30.

Por: Secretaria de Comunicação


Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".




Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!