FocoNews - Conectou, virou notícia!
Foto/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Combate às Endemias, está alertando a população acerca do perigo do surgimento do inseto Barbeiro, responsável pela doença de Chagas, que causa febre, mal-estar, falta de apetite, inchaço na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. A fase aguda é mais grave em crianças porque pode se agravar, levando o paciente a óbito.

O trabalho de monitoramento do surgimento do barbeiro é realizado pela Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, mas para isso é preciso a colaboração do município e da população.

“A população precisa entender como funciona o trabalho da equipe. É necessário esclarecer que existem diversas espécies de bichos barbeiros e nem todas carregam o protozoário transmissor da doença de Chagas. A equipe de laboratório da SUCEN analisa os insetos para identificar se realmente trazem risco à população. O trabalho feito por eles é de fundamental importância para evitar que volte a haver transmissão da doença em nosso Estado”, informou a Coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

Para que este trabalho continue sendo realizado é responsabilidade da população, ao encontrar um inseto que possa ser o Barbeiro, capturá-lo e levá-lo até à Secretaria Municipal de Saúde, que irá encaminhar o material para análise da SUCEN. É preciso lembrar que inseto não deve estar esmagado, não deve ser colocado em álcool e deve ser armazenado em vidro com tampa ou saco de plástico bem vedado. Uma dica para realizar a captura é virar um recipiente sobre ele, e com uma folha de papel, passar por baixo do recipiente, o que irá auxiliar na hora de fechar.

A Secretaria Municipal de Saúde está localizada na Avenida Jânio Quadros, nº 2004, no Centro. Os telefones para contato são (17) 3632-7310 e 3632-7047.

Por: Secretaria de Comunicação

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".




Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!