FocoNews - Conectou, virou notícia!
Foto/Divulgação | Siumara Gonçalves


Pare agora de misturar o dinheiro da empresa com o seu pessoal. A empresa pode ser sua, mas o você não é a sua empresa. A empresa é Pessoa Jurídica, e você Pessoa Física.
Defina o seu pró-labore e dos sócios e fixa ele em um dia específico. Esse será o seu salário.
O caixa da empresa não é caixa eletrônico.

E nada de usar o cartão coorporativo para pagar as contas pessoais. Dinheiro da empresa é da empresa.

Vamos explicar o porquê disso e a sua importância, sem rodeios:

10 mil no caixa da sua empresa NÃO significa 10 mil no seu bolso. Mesmo que a empresa seja sua, você precisa entender que dinheiro da empresa é dinheiro da empresa, dinheiro pessoal é dinheiro pessoal.

Essa mistura que você faz das finanças de sua casa com o dinheiro da sua empresa, você esta BOICOTANDO o crescimento do seu negócio. Simples assim!

Quando você não possui um salário fixo, ou seja, pró-labore, você tem a sensação que não recebeu nada. E com isso vem a famosa reclamação dos empreendedores: “Eu trabalho feito doido há X anos e nunca ganhei um salário”.

Então… será mesmo?
Como você sobreviveu todo esse tempo, então?!
Pagou contas de que maneira?!

Quando você vai tirando dinheiro “picado” da empresa conforme você vai precisando ou conforme surgem pequenas emergências na sua vida pessoal, você perde toda a previsibilidade dos gastos do negócio e acaba gastando muito mais do que imagina. Dinheiro na mão é vendaval.

Do mesmo jeito que você provavelmente não daria mais dinheiro ou mais salário para um funcionário a cada vez que ele precisasse de um extra (porque o carro quebrou, porque foi ao dentista ou qualquer outro motivo), você tem que ter essa mesma mentalidade com você mesmo(a).

Quando você não tem um pró-labore, não consegue aplicar um percentual em reserva pessoal, de emergência, ou investir. Misturar as finanças deixa você e o seu negócio pobres!

Assim como a sua empresa precisa de reserva financeira e investir, sua vida pessoal também precisa. Adeque o seu padrão de vida ao salário que a SUA empresa pode te pagar.

E aí, fez sentido pra você?
Compartilhe com um empreendedor que precisa saber disso também.

#ContabilidadeEmFoco • Luiz Silva e Lucilene Lungatto encabeçam o escritório contábil Lungatto Silva, responsável pela contabilidade consultiva de empresas de diversos segmentos em Jales e região. Ambos são graduados em Ciências Contábeis com MBA em Finanças, Auditoria, Controladoria e Planejamento Tributário.


Serviço • O escritório Lungatto Silva pode te ajudar!
Converse com os Contadores Consultores responsáveis pelo escritório:

Telefone / Whatsapp: (17) 3621-8100 | Participe do grupo do Lungatto Silva no Telegram e receba conteúdos exclusivos. Clique aqui para acessar.

E-mail: contato@lungattosilva.com.br
Site: https://www.lungattosilva.com.br/
Endereço: Rua Cinco, nº 2447, Sala 2 - Centro, Jales/SP

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".



Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!