FocoNews - Conectou, virou notícia!


Doze alunos estão participando do Curso de Argila Decorativo e Utilitários, promovido pela Prefeitura de Jales, por meio das Secretarias de Esportes, Cultura e Juventude e a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales.

O curso oferecido gratuitamente visa fomentar a geração de renda por meio do artesanato que também resgata e valoriza aspectos históricos e econômicos da região.

As aulas estão sendo ministradas nas salas do segundo piso do Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo entre os dias 3 e 5 de novembro pela professora Carmem Lúcia Bargas, que representa a FETAESP e o SENAR.

De acordo com a artesã de Bariri/SP, na primeira etapa os alunos aprendem técnicas de modelagem em argila, confeccionam peças e também irão confeccionar o forno. Já numa próxima etapa do curso, será feita a queima das peças produzidas durante as aulas.

A professora e artesã Carmem Bargas ressaltou ainda que “o curso é voltado para pessoas do meio rural, que moram no campo, mas é aberto ao público que tem proximidade com a área rural e que tem interesse em desenvolver as técnicas aprendidas no decorrer da capacitação como forma de complementação de renda”. Ainda, segundo ela, “aqui fazemos um laboratório de iniciação, mas já vimos muitas se apaixonarem tanto pela arte que até mudaram de profissão e se encontraram como ceramistas”.

Para o prefeito Luis Henrique Moreira, “nossa parceria com a FETAESP, o SENAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales visa proporcionar para os agricultores opções de cursos para se manterem informados e em dia com o conhecimento. Isso traz benefícios tanto para quem promove o curso, quanto para quem participa. As capacitações permitem, além do aprendizado, a troca de experiências e um aumento da renda para muitas famílias que participam”.

Por: Secretaria de Comunicação

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".



Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!