FocoNews - Conectou, virou notícia!

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, a Prefeitura de Jales está promovendo a reforma de pontes e a instalação de mata-burros em estradas da Zona Rural de Jales. De acordo com a secretária da pasta, Sandra Gigante, o objetivo é propiciar melhoria na trafegabilidade das estradas rurais municipais, viabilizar melhorias no escoamento da produção agrícola, dando maior eficiência e reduzindo a perda na qualidade dos alimentos no transporte, além de melhorar o deslocamento da população rural à cidade, garantindo o escoamento da produção agrícola, atendimento à saúde, transporte escolar, melhorando a qualidade de vida do produtor familiar e garantindo melhorias na renda familiar.

Graças à adesão de Jales ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável “Cidadania no Campo – Município Agro”, objetivando garantir a oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros aos consumidores e oferecer aos produtores melhores condições de trafegabilidade nas estradas rurais, principalmente no que diz respeito ao escoamento da produção agrícola e na melhoria da qualidade de vida no campo para o desenvolvimento rural sustentável, foi possível iniciar a recuperação das pontes e instalar os mata-burros. “No total serão sete pontes reformadas e aquisição de doze mata-burros que já foram instalados”, frisou a secretária Sandra.

Sandra informou ainda que já foram concluídas as pontes do Córrego da Jacutinga na estrada JAL-356, no Açoita Cavalo e uma das pontes no Córrego do Matãozinho, na estrada JAL-350. “Já adquirimos madeira para a reforma das pontes no Córrego do Veadão (JAL-440), Córrego do Café (JAL-050), Córrego do Ribeirão Lagoa (JAL-150), outra no Córrego do Matão (JAL-350) e em uma estrada sem denominação localizada na Rodovia Vitório Prandi, Km 01, que dá acesso ao município de Dirce Reis, no fundo da Lagoa de Tratamento do município, no Córrego do Tamboril”.

Já os mata-burros foram instalados na JAL-350 / Córrego do Matão (4 unidades), JAL-350/ Córrego do Matãozinho (5 unidades), JAL-463 / Córrego das Perobas (1 unidade) e JAL-355 / Córrego do Quebra Cabaça (2 unidades).

Através do convênio com o Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável “Cidadania no Campo – Município Agro” também foi possível adquirir duas motosserras que serão utilizadas nas obras de manutenção das pontes e na substituição dos mata-burros de madeira pelos mata-burros de ferro, onde as madeiras retiradas dessas unidades a serem substituídas, serão cortadas e reaproveitadas para outras finalidades; uma roçadeira costal para a limpeza das estradas rurais onde as roçadeiras tratorizadas não alcançam e têm dificuldades de realização de roçagens em pontos mais íngremes e com declividades mais acentuadas.

Também foram adquiridos uma moto poda para ser utilizada nas podas de galhos de árvores que estejam oferecendo riscos para veículos, animais e moradores que utilizam as estradas rurais do município, além de desimpedir as vias bloqueadas por quedas de arvores e uma furadeira à gasolina, de grande utilidade na manutenção de mata- burros e pontes das estradas rurais, já que o equipamento não depende da utilização de energia elétrica, sendo fácil o seu manuseio, sua operação e seu transporte.

O prefeito Luis Henrique Moreira disse que a reforma das pontes vem de encontro com o projeto de recuperação das estradas rurais e que “essas ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente garantem não só o tráfego de pessoas com segurança e mais conforto, mas também o tráfego dos veículos que usam as vias para o esc
oamento da produção egressa de chácaras, sítios e fazendas localizados em nossa zona rural”.

Por: Secretaria de Comunicação

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".



Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!