MEGA BANNER INTERNO

MEGA BANNER INTERNO - Magazine

Foto/Divulgação Unsplash

A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo disponibilizou nesta segunda-feira (3) os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. (veja abaixo como consultar).

O calendário deste ano começa no dia 10 de janeiro. Há opção de pagar o imposto parcelado ou à vista. Se o proprietário do veículo usado optar por pagar o valor integralmente em janeiro, o desconto é de 9%. O pagamento a partir de fevereiro terá desconto de 5% para quem optar por cota única naquele mês e para quem parcelar em cinco vezes. O desconto para os proprietários de carro novo é de 3%.

Os valores do IPVA 2022 já podem ser consultados no próprio portal da Secretaria da Fazenda de São Paulo (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva), utilizando o número do Renavam e a placa do veículo. Também é possível consultá-los em toda a rede bancária – terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celulares oficiais dos bancos – bastando informar somente o número do Renavam.

Em 2021, o valor venal dos veículos subiu 22,54% em média, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.

A maior valorização foi registrada nos preços de venda de caminhões usados, que apresentaram 25,17%. A alta foi seguida por camionetas e utilitários, com 23,50%. As motocicletas fecharam em 23,33%. Já os preços de venda de automóveis registraram média de 21,99% acima do valor apurado no ano anterior. Os ônibus e micro-ônibus tiveram 15,57% de variação.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp) aprovou em 15 de dezembro o Projeto de Lei que aumentou o parcelamento do IPVA para até cinco vezes. Antes, o pagamento ocorria em três parcelas, no máximo.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

A Fazenda prevê arrecadar R$ 21,8 bilhões com o IPVA neste ano.

A frota total no estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 7,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.

Cerca de 612 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).

Fonte: G1



Receba o FocoNews em seu WhatsApp

Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".




Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem