A semana entre os dias 4 e 8 de abril foi movimentada para usuários do sistema municipal de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde também fez parte da programação “Jales, 81 anos” que está realizando, até o final do mês de abril, diversos eventos culturais e esportivos em alusão ao aniversário da cidade, celebrado no dia 15. A Semana da Saúde ofereceu diversas ações ao longo dos cinco dias.

Profissionais abordaram o tema “Saúde e Prevenção – Valorize a Vida” que foi trabalhado nas ESF’s (Estratégia de Saúde da Família) e em pontos estratégicos pelas equipes da Vigilância Sanitária Municipal, Vigilância Epidemiológica, ESFs, SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento) e educadores físicos da rede municipal de Saúde.

Todos os dias da semana foram realizados grupos educativos, rodas de conversa nas unidades de saúde, focando principalmente temas referentes à dengue, hipertensão e diabetes. “Também realizamos a entrega de panfletos com orientações sobre HIV e prevenção combinada, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos”, contou a secretária de Saúde Nilva Gomes Rodrigues de Souza.

Orientações sobre dengue, odontologia e a realização de testes rápidos de HIV e Sífilis, foram realizados no Comboio, no dia 6. “Fizemos questão de aproveitarmos o espaço do Comboio para levar acesso a informações básicas de saúde para a população que passou por aquele espaço. Focamos na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças”, frisou Nilva.

A secretária também ressaltou que os profissionais aproveitaram o contato com a população para fazer uma divulgação ainda maior sobre os serviços de grande utilidade na área da saúde como as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, unidades de saúde e o trabalho desenvolvido pelos educadores físicos do município.

Através de materiais educativos, o SAE/CTA também entregou camisetas com a mandala da prevenção combinada para os agentes e recepcionistas que atuam nas recepções das unidades de saúde do município.

O prefeito Luis Henrique Moreira disse que “a valorização da vida foi o nosso foco nessa Semana da Saúde que enfatizou a prevenção de doenças para a nossa população. Foi de extrema importância termos, durante as festividades de aniversário de Jales, uma semana inteira dedicada à Saúde, com profissionais qualificados da nossa secretaria municipal e assuntos de relevância para a comunidade”.

Por: SeCom

Receba o FocoNews em seu WhatsApp

Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".


Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!