Troco Solidário

FocoNews - Conectou, virou notícia!

POUPATEMPO


Foi em 26 de maio de 2021 que a prefeitura de Jales anunciou, naquela tarde de quinta-feira, o nome de Nilva Gomes Rodrigues de Souza para comandar a Secretaria de Saúde do município. O momento era de incertezas, com a mudança após apenas 5 meses de trabalho do atual secretário Dr. Alexis Shigueru Kitayama e com o delicado momento em relação a pandemia.

Ao assumir a pasta, em 1º de junho de 2021, Nilva promoveu mudanças. A estrutura de atendimento nas Unidades de Saúde foi alterada. Naquela época o município criou as unidades para atendimentos exclusivos de síndromes gripais, não deixando de atender as demandas de rotina.


Em bate-papo com a reportagem do FocoNews, a secretária destacou as principais ações deste primeiro ano de trabalho. Naquele turbulento momento, quando assumiu a secretaria, nós estávamos vivendo mais um pico de contaminação pela Covid-19 no município, com UTIs em 100%, óbitos e alto número de casos registrados diariamente.

Nilva também falou sobre a preocupação com os casos de dengue. Citou os desafios, as conquistas, reforçou a necessidade da vacinação para o controle da pandemia de Covid-19 e fez uma breve avaliação sobre este primeiro ano de trabalho.

Confira a entrevista:

FocoNews: Quando assumiu, foram necessárias diversas ações para tentar conter a contaminação do coronavírus. Qual é a sensação de ter passado por essa fase, com tamanha responsabilidade, logo de cara?

Nilva: Quando fui convidada para assumir a secretaria municipal de saúde estávamos passando por um momento crítico, onde havia um alto índice de transmissibilidade e por consequência muitas pessoas com quadro de Covid de moderado a grave, necessitando de internação e por consequência óbitos.

O prefeito Luís Henrique e a vice Marynilda me solicitaram que fossem priorizadas as ações voltadas ao combate do Covid, tanto que no primeiro mês nós organizamos para definir unidades exclusivas de atendimento para síndromes gripais, pensando naquele momento em garantir ao paciente positivo para Covid atendimento médico,  de enfermagem,  farmacêutico  num só lugar, não necessitando ficar circulando, evitando assim a transmissão pra novos casos.

A secretaria da saúde é sempre um desafio, não conseguimos ter uma rotina planejada, as situações acontecem num dinamismo muito frequente, mas contei com o apoio de todos os servidores da secretaria e também de outras secretarias. Trabalhamos em equipe.

FocoNews: A senhora teme por novos picos, assim como vivenciamos há 1 ano?

Nilva: A Covid não acabou, por isso acredito que continuaremos a ter picos de contaminação em menor quantidade, mas por conta da vacinação serão na maioria leves como estamos vivendo neste momento, daí a importância da vacinação.

FocoNews: E em relação a vacinação contra a Covid-19, em qual estágio estamos? As pessoas pararam de procurar pela vacina?

Nilva: Em relação a vacinação contra Covid conseguimos  um percentual satisfatório  em relação a  primeira e segunda dose, porém em relação a dose adicional há um número expressivo de faltosos, o que nos preocupa, embora o município tem disponibilizado horários alternativos, com todos os imunizantes disponíveis

FocoNews: Sobre os atendimentos nas Unidade de Saúde. Apesar dos desafios diários, qual é a sua visão em relação a esta prestação de serviço para a população? As demandas represadas devido a pandemia estão sendo normalizadas? 

Nilva: Sobre os atendimentos nas UBS, entendo que nas suas necessidades a população  está sendo atendida, lembrando que o município é responsável pelas ações básicas. Sei que há falhas e que temos que melhorar. Nossas ações estão sempre voltadas para melhoria do atendimento prestado. Com o avanço da vacinação e por consequência a diminuição do número de casos por volta dos mês 09/2021, as unidades foram voltando às ações de rotina.

FocoNews: E em relação a dengue, como a senhora avalia a situação do nosso município?

Nilva: Em relação a dengue desde o início do ano o município vem apresentando um aumento  expressivo  no número de casos. Muitas pessoas contraindo dengue de uma forma mais agressiva com sintomas perdurando por mais de uma semana e com isso lotando as unidades de saúde  e a Upa. Nesse momento felizmente estamos observando a redução do número de casos. 

FocoNews: Qual ação planejada e executada pela Secretaria de Saúde a senhora considera a principal neste primeiro ano de trabalho? E qual é a sua avaliação deste primeiro ano?

Nilva: Eu diria que foram várias ações realizadas em conjunto com apoio e engajamento dos servidores, a divulgação pelos setores de comunicação da prefeitura e também a vocês da imprensa que sempre nos apoiaram pra que tivéssemos êxito nas ações que nos propomos realizar.

A decisão de adotar o sistema de drive-thru para vacinação de Covid com o apoio da Igreja Batista foi uma estratégia que deu certo. Nesse primeiro ano que continuou atípico com momentos de estabilidade e momentos de intensa contaminação como foi o caso em janeiro/fevereiro de 2022,mesmo assim a administração através do prefeito Luis Henrique e da vice Marynilda, correram atrás e conseguiram recursos para a saúde para melhorar as condições das unidades de saúde e aquisição de equipamentos, e com isso melhores condições de trabalho para os servidores e pra quem precisa de atendimento nas unidades.

O setor de transporte de pacientes, que realizam tratamento fora do domicílio, também estava muito deficitário e graças ao empenho do prefeito conseguimos 07 veículos novos entre Vans e ambulâncias. Outra conquista muito relevante foi a liberação de recursos para construção  de 02 novas unidades de saúde,  sendo uma no JD Oiti e outra no JD São Gabriel. 

Secretário de Saúde Estadual, Dr. Jean Gorinchteyn esteve em Jales e fez elogios ao trabalho dos profissionais de saúde do município

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".


Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!