Troco Solidário

FocoNews - Conectou, virou notícia!

POUPATEMPO


A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Willians Pizolato, o secretário de Administração, Reginaldo Viota, o vereador Bruno de Paula, o agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), João Vitor Ferrari, empresários do setor de turístico e membros do Conselho Municipal de Turismo participaram do Workshop “Turismo SP em Ação”, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, em parceria com a FIA USP – Fundação Instituto de Administração, na quinta-feira, dia 09, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, em Votuporanga.

O evento contou com a participação de interlocutores e representantes das Regiões Turísticas do Noroeste Paulista, Maravilhas do Rio Grande, Entre Rios e Águas, Cultura e Negócios.

O objetivo do workshop foi desenvolver estratégias e oportunidades para dinamizar e orientar os pólos turísticos em ações organizadas e efetivas, para minimizar os gargalos e dificuldades que as regiões turísticas apresentam no fomento do turismo regional.

Durante o evento, o coordenador da Secretaria de Estado, Rodrigo Ramos, apresentou todo o trabalho de fortalecimento no turismo que o Estado vem desenvolvendo desde 2019, abordou os reflexos causados pela pandemia e também a retomada do setor no período pós-pandêmico.

“Em 2019, o Turismo no Estado de São Paulo cresceu 5,3% no PIB, enquanto que o Brasil teve um índice de 2,1%. Naquele ano, o Estado gerou 50 mil empregos diretos, sem contar os indiretos, e estávamos em forte expansão. Em 2020, com a pandemia, o setor foi fortemente atingido, acreditamos que tenha sido o mais prejudicado. Perdemos 128 mil empregos diretos e reduzimos quase 20% o nosso PIB. No entanto, em 2021, iniciamos uma recuperação, com um crescimento de 9,3% do PIB e contratação de 60 mil trabalhadores na área que, somados com outros 65 mil empregos criados já nos cinco primeiros meses de 2022, mostra que estamos em recuperação do impacto em termos de geração de emprego causado pela pandemia”, enfatizou Rodrigo.

Para traçar essa retomada, Ramos destacou o “Plano Turismo SP 20-30” como planejamento de Estado a longo prazo como uma espécie de manual para os municípios adequarem às suas realidades locais. “Não é um Plano da Gestão do Governo, é um Plano de Estado, que tem entre seus objetivos, estabelecer metas e mecanismos de controle que sejam capazes de transformar o estado de São Paulo em nova referência nacional e internacional para o turismo”.

Junto com o representante do Governo do Estado, também participou do workshop, o consultor da FIA/USP, Fernando Sousa, que abordou sobre a importância da modernização e implantação da tecnologia a favor do crescimento do Turismo na região. “Sabemos que o engajamento dos empresários da iniciativa privada junto com o setor público farão o turismo crescer cada vez mais na região. A ideia é pensar e implantar estratégias para atrair investidores privados para o turismo na região”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Jales, Carlos Altimari, ressaltou que eventos como este são extremamente importantes para avançar e iniciar outras alternativas de turismo. “Jales é Município de Interesse Turístico, centro de região, referência em saúde, educação, diversidade agrícola, em compras e em outros setores, e eventos como este podem nos ajudar a avançar e fortalecer ainda mais a economia do município neste momento de retomada pós-pandemia”.

Por: SeCom

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".





Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!