Fim de mês

FocoNews - Conectou, virou notícia!

POUPATEMPO

Foto: Banco de Imagens FreePik

Essa é uma dúvida muito presente entre profissionais que atuam na área da saúde como um todo, ou então, de quem está saindo da faculdade e pretende ingressar na carreia.

Pensando nisso a Lungattosilva, sua contabilidade consultiva especializada em saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

1) Nutricionista pode ser MEI?
2) Quanto um nutricionista paga de imposto?
3) Quais os tipos societários o nutricionista pode abrir?

Com o apoio da Lungattosilva, você evita problemas com o fisco, regulariza suas atividades e pode chegar cada vez mais longe!

Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Nutricionista pode ser MEI? Confira!

Embora seja uma opção muito procurada por profissionais da nutrição e também de outras áreas da saúde, infelizmente, nutricionista não pode ser MEI.

O MEI foi criado para incentivar a formalização de atividades e negócios que não contavam com qualquer tipo de formalização, diferentemente dos nutricionistas, cujo exercício da profissão é regulado pelo CRN – Conselho Regional de Nutrição.

Tanto é que o CNAE 8650-0/02 – atividades de profissionais da nutrição, que engloba as atividades e serviços prestados por nutricionistas, não faz parte do rol de atividades permitidas no âmbito do MEI.
Mas calma, apesar de não ter permissão para atuar como MEI, a boa notícia é que o nutricionista tem a sua disposição outros tipos societários, e portanto pode abrir o seu CNPJ e atuar como pessoa jurídica.

Vale a pena ser nutricionista pessoa jurídica?

Essa é outra dúvida muito comum, e vamos esclarecer isso pra você. Muitos profissionais da área se perguntam se vale ainda assim, vale a pena abrir um CNPJ e atuar como pessoa jurídica, quando descobrem que nutricionista não pode ser MEI.

Já esclarecemos desde já que sim, vale MUITO a pena atuar como pessoa jurídica por diversos motivos, principalmente pela econômica de impostos.

Ex: O nutricionista que atua como pessoa física, precisa pagar mensalmente o imposto de renda pessoa física, através do carnê leão, cuja alíquota pode chegar a 27,50% sobre os seus rendimentos.


Mas, aqueles que decidem abrir um CNPJ e atuar como pessoa jurídica, podem contar com alíquotas de tributação muito menores, iniciando em 6% ao mês no Simples Nacional.
Além claro, de ter muito mais oportunidades de trabalho na área, atuando em clínicas e hospitais, e podendo emitir nota fiscal.

Uma curiosidade é que a maior parte dos estabelecimentos de saúde, preferem contratar nutricionistas PJ, pois assim conseguem economizar no pagamento de e encargos e impostos.

Não restam dúvidas: vale a pena ser nutricionista pessoa jurídica.

E quais tipos societários o nutricionista pode abrir?

Bom, já explicamos que o nutricionista não pode ser MEI. No entanto, o nutricionista tem a sua disposição outros tipos societários, incluindo:

EI – Empresário Individual: Para nutricionistas que desejam atuar de forma autônoma e independente, sem sócios.

No entanto, é preciso alertar que nesse tipo de pessoa jurídica, a responsabilidade do empreendedor é ilimitada, ou seja, o patrimônio da pessoa física pode ser empregado no pagamento de dívidas contraídas no CNPJ.

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Idealizada pela Lei da Liberdade Econômica, essa é a opção mais indicada para nutricionista que desejam abrir um CNPJ para atuar de forma autônoma e independente, ou seja, sem sócios.

Diferentemente do modelo anterior, neste tipo de natureza jurídica a responsabilidade do empreendedor é limitada, ou seja, possíveis dívidas da empresa não podem atingir seu patrimônio pessoal.

Sociedade Empresária Limitada: Essa é uma das opções disponíveis para nutricionistas que desejam empreender em sociedade, abrindo uma clínica, por exemplo.

Neste caso, a sociedade poderá ser formada em parceria com nutricionistas ou até mesmo, com profissionais de outras áreas, como um administrador de empresas, por exemplo.

Sociedade Simples: Por fim, temos a Sociedade Simples, opção que pode ser utilizada para nutricionistas que desejam abrir um CNPJ em sociedade para atender seus clientes.

Para escolher a opção mais benéfica para os seus objetivos, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas em contabilidade para profissionais de saúde!

#ContabilidadeEmFoco • Luiz Silva e Lucilene Lungatto encabeçam o escritório contábil Lungattosilva, responsável pela contabilidade consultiva de empresas de diversos segmentos em Jales e região. Ambos são graduados em Ciências Contábeis com MBA em Finanças, Auditoria, Controladoria e Planejamento Tributário.



Serviço • O escritório Lungattosilva pode te ajudar!
Converse com os Contadores Consultores responsáveis pelo escritório:

Telefone / Whatsapp: (17) 3621-8100 (clique aqui para entrar em contato) | Participe do grupo do Lungattosilva no Telegram e receba conteúdos exclusivos. Clique aqui para acessar.

E-mail: contato@lungattosilva.com.br
Site: https://www.lungattosilva.com.br/

Endereço: Rua Cinco, nº 2447, Sala 2 - Centro, Jales/SP

Receba o FocoNews em seu WhatsApp

Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".





Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!