Troco Solidário

FocoNews - Conectou, virou notícia!

POUPATEMPO


Com foco na preservação do meio ambiente, diversas atividades foram preparadas pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente para celebrar a Semana do Meio Ambiente, comemorada de 01 a 10 de junho no município.

De acordo com a secretária da pasta, Sandra Gigante, o intuito foi levar conhecimento e informação sobre o tema e também uma forma de interação com a população acerca da importância do meio ambiente na comunidade.

Entre as ações realizadas estão palestras sobre reciclagem em todas as escolas municipais com a participação de 410 alunos dos 4º anos; plantio de mudas com alunos do 2º ano das escolas Eljácia Moreira e Iracema Pinheiro Candeo – LOLA; distribuição de panfletos informativos sobre a separação correta do lixo reciclável; visitas programadas ao barracão da Coopersol (Cooperativa que coleta e processa o lixo reciclável), ao Aterro Sanitário e ao Viveiro Municipal com alunos de escolas municipais e da APAE e distribuição de mais de 1.000 mudas de espécies frutíferas e medicinais.

Durante a Semana do Meio Ambiente também foi iniciado o projeto piloto “Campo Mais Limpo”, que irá realizar a coleta do lixo reciclável nos bairros rurais da cidade e foi realizada uma palestra sobre a tríplice lavagem de embalagens de agrotóxicos para produtores rurais.

Uma ação de descarte correto de medicamentos também foi realizada durante a Semana do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica. No dia 3 de junho, foi instalado na Praça João Mariano de Freitas um ponto de coleta para incentivar o descarte responsável. No local, a população depositou cartelas de medicamentos vencidos, que foram trocadas por mudas de plantas medicinais e frutíferas.

Como forma de incentivar o descarte correto, a Prefeitura instalou pontos de coleta dos medicamentos nas unidades de saúde que possuem farmácia (Núcleo Central de Saúde, Jacb, Paraíso, Novo Mundo, Jardim Municipal, São Jorge e Uniamérica). Todo o blister arrecadado, aquele alumínio utilizado nas cartelas de remédios, será utilizado na troca por uma cadeira de rodas a ser doada ao serviço de saúde.

“Agradeço a todos os envolvidos nesta importante semana que teve o intuito de lembrar a todos a importância do meio ambiente em nossas vidas, por isso nossas atividades buscam informar e conscientizar de que o cuidado com os recursos naturais e com os resíduos que geramos tem retorno para toda a sociedade atual e também para as gerações que estão por vir, deixar um ambiente saudável para o futuro é uma responsabilidade de todos nós”, enfatizou Sandra.

O prefeito Luis Henrique Moreira parabenizou a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente que idealizou a Semana do Meio Ambiente em Jales e a todos os envolvidos. “Ações foram planejadas e executadas para celebrar esta data tão importante e que com toda a certeza renderão bons frutos em nosso meio. Preservar o meio ambiente é preservar a vida”.

Os eventos contaram com a participação da Coopersol – Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos, parceria de diversas secretarias municipais, como Saúde e Educação e da Polícia Ambiental.

Fonte: SeCom

Receba o FocoNews em seu WhatsApp
Salve o nosso número e envie "notícias" para (17) 99623-1183 para receber as informações do FocoNews diariamente em seu celular. Se preferir, clique aqui para iniciar uma conversa direta no nosso WhatsApp. O processo é o mesmo, ok? Salvar o número e enviar a palavra "notícias".



Publique um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
FocoNews - Conectou, virou notícia!
FocoNews - Conectou, virou notícia!